Às 15h 30 minutos do dia 28 de Agosto de 1974, atracava no Cais do Porto do Lobito o Navio Infante D.Henrique que transportava o Dirigente dos Tocoístas, Simão Gonçalves Toco, para inseperada visita as quatro (4) Igrejas: Bnguela, Baía Farta, Catumbela e Lobito (28-30).

"Desciamos às escadas do Navio, o Dirigente frente de nós, seguia-o o Pastor Nti Afonso Botaz, Pastor Adelino Cahandi, e eu Jaco Paulo Tchipaya, em fila indiana e o restante do povo atràs de nós."

"Ao poisar seu pé direito ao chão, virava-se para nós dizendo:"até que enfim o negro africano venceu".
Depois de saudação de toda a gente, o Dirigente partiu em visita a Igreja da Baía Farta, onde se iniciou seu programa de visitas.

A Igreja do Lobito, tomou conhecimento da inesperada chegada do Dirigente em Benguela, através dos órgãos de comunicação Jornais e Rádio.
Passava a noite na Igreja da Catumbela.

No Lobito a recepção calorosa ocorria no Bairro da Boa Esperança. Era na Baía Farta onde o Dirigente havia explicado a razão da inesperada visita:"a minha viagem para cá é uma maravilha, graças as Deus que o Navio virou para o Sul, mudou de rota."

O que aconteceu foi o seguinte segundo o Dirigente Simão Toco:

Era a meio do mar que Deus falou com Simão Toco para que passasse e visitasse às (4) igrejas: Báia Farta, Catumbela, Lobito e Benguela.
Depois de um pequeno incidente com a equipe que dirigia o Navio Infante D.Henrique, porque não estava programado, assim a equi rejeitava a ideia de Simão Toco, passar e dormir em Benguela, alegavam que o navio levava uma senhora doente.

Na sua teimosia Simão Toco insistia que se deveria passar por Benguela e ele assumiria todas as conseqüências que adviriam, sua atitude obrigava o maquinistas à tirar suas “patentes” de Comandante de bordo e entregá- las ao Dirigente dos Tocoístas que chegava inesperadamente a Benguela como Comandante de bordo, com as patentes de Comandante no bolso de seu casaco.

Ao poisar a sua perna direita ao solo do Lobito , dizia:” até que enfim o Negro venceu”.

A Comitiva da Igreja estava assim formada

BENGUELA


1.Nti Afonso Botaz
2.Bartolomeu Hamuti


LOBITO


1. Jacob Paulo Tchipaya
2. Luis Domingos Soares
3.Francisco Kuyanga
4. Fausto Ekuluka

CATUMBELA


1.Cesario Kasanga
2.Pena Maquina

BAÍA FARTA


1.Domingos Guerra
2.David António Jorge

MENINAS


1.Rosalina Kumbelembe Xavier
2.Ana Lourenço
3.Albertina de Fátima Kitoria
4.Guilhermina

IGREJA DA WABA (Pastor Adelino encontrava-se na, quando espiritualmente recebeu a chamada espiritual)

1.Adelino Cahandi
2.Regina José


A mensagem para os tocoistas das igrejas visitadas, estava contida nos capitulos Biblicos:


Apocalipse 3:19;S,João 1:10-14;S.João 7:27
Salmo 118:22
Salmo 148;:11
Mateus 5:5
Mateus 21:42
João 7:27
João 1:10-12
Apocalipse 3:19-20
Tessalonicenses 4:13
Filipenses 1:4
II Reis 8:22
Daniel 12:1-5

Antes de deixar Lobito para Luanda, no dia 30 de Agosto, voltou a visitar as mesmas igrejas e, foi quando inaugurou a Igreja do Lobito, às 13h30 desse dia como já passava da hora a Rádio Lobito chamava Sr.Simão Toco, o navio está esperando por ti.


No fim de sua visita, os tocoistas presentes o haviam acompanhado até ao Porto do Lobito. Naquela hora, aconteceu que um dos trabalhadores e carregador quando viu o Dirigente aproximar-se gritava:" Sr. Simão, Sr. Simão, o Dirigente ao ouvir o grito daquele homem o pegava na sua mão, era quando o mesmo dizia: agora peguei na mão de Jesus Cristo Negro",depois daquilo o Dirigente subia às escadas do Navio Infante D.Henrique, para Luanda.

Fonte: Pastor Paulo Tchipaya, 1999.

Simão Toco (1977, 15 de Agosto) "João vai fazer a informação da Igreja".

A BEM DA IGREJA