A nossa bandeira

Acerca da Bandeira e a estrela verde com oito pontas

Quando o Dirigente e Fundador do Tocoísmo Simão Gonçalves Toco, regressou do exílio para Angola, no dia 31 de Agosto de 1974, foi recebido com hinos de louvores, a frente uma bandeira branca timbrada com uma estrela verde de oito pontas.

Estrelinha verde de oito pontas

No dia 20 de Junho de 1976, na sua intervenção o Dirigente dos Tocoístas afirmava:"Quando viemos expulsos do ex. Congo Belga para Angola, trazíamos uma estrela de Oito Pontas que nos fora arrancada pelos Portugueses, futuramente saírá outra Estrela de Oito Pontas, que jamais será arrancada, nossa Estrela é estrela da Manhã, terminava assim.

Surgimento da insignia de Estrela como simbolo do movimento

As primeiras Estrelas foram distribuídas a alguns anciãos próximos do Tata Nlongi Simão Toco em Junho de 1949, quando se deslocaram para às comemorações do Jubiléu em Kibokolo, eram insignias vermelhas formato quadrado de oito pontas, o significado das oito pontas não era revelado aos demais apenas aqueles próximos. Já na decada 70 o Dirigente Simão Toco, recomendava aos anciãos da Igreja Central em Luanda, a execução cartões de membros com borda verde. As primeiras instruções no dia da descida do Espirito Santo sobre Tocoistas, não incluia proibição do uso de cor vermelha, mas sim, de cor preta. Por isso, não se deve estranhar com a cor vermelha nesse site http://tocoistas.co.ao

Por: MAno João Daniel

Fonte: Arquivo INSJCM-Luanda e Benguela.

{rating}