Mama Rosa Toco, como era conhecida por tocoistas e não-tocoistas, uniu-se com Simão Gonçalves Toco, fundador do tocoismo em 22 de Agosto de 1949, no ex. Congo Belga.
Mama Maria Rosa Toco (Mama Rosa), esposa de Simão Gonçalves Toco, filha de Alvaro Makengo e de Isabel Massanga naturais no ex. Distrito Congo Português, com sede em Maquela do Zombo, actual Municipio de MAquela do Zombo, Provincia do Uíge.
Nasceu aos 27 de Dezembro de 1932, aldeia Mbanza Mbata (Kimankondo). Do clã "Na Nzinga U zinga Kongo Mponda, Mbangala Nzundu Tadi, Tribo Bakongo". Frequentou a escola Francesa da Missão Evangelica BAptista no ex. Congo Belga, actual Republica Democratica do Congo. Admitida no Tocoismo em 1949, esteve presente no dia da Descida do Espirito Santo.
União da Mama Maria Rosa com Simão Gonçalves Toco.
.
União da mama Maria Rosa Toco
Mama Maria Rosa Toco, uniu-se com o Simão Gonçalves Toco, Fundador do Tocoismo no dia 22 de Agosto de 1949, o acto foi celebrado por ancião e primo do noivo, Tumissungu Pedro Cardoso (a sua direita na foto) o ritual foi orientado por Mpululu Josefo. União realizado no Tabernaculo, Rua de Mayenge nº.159, testemunharam o enlace matrimonial os anciãos: Ambrósio Kinavuidi Mvanga, Mavembo Sebastião, Pedro Nzila, André Mancota e Lutocamo Timoteo Menakuluse.
Do exilio em Açores, o Dirigente Simão Toco, escreveu: "Em Leopoldville casei-me com outra menina que era estudante da Escola Francesa, também angolana, com quem tive 3 filhos, duas filhas e um filho, que viria falecer quando estive em Ponta Albina a 25 km do Porto Alexandre, e, pela infelicidade do desaparecimento físico a minha mulher caiu doente, está Hospitalizada na Cidade da Ponta Delgada, aqui nos Açores".
Morte
A mama Rosa faleceu no dia 13 de Junho de 2004, vitima de doença.O seu corpo foi sepultado na cidade de Ntaya, Município de Maquela do Zombo, Provinvia do Uíge, no dia 22 de Junho de 2004.
A BEM DA IGREJA
Fonte:Arquivo INSJCM
Simão Toco (1977, 15 de Agosto) "João vai fazer a informação da Igreja".
.