Na manhã do dia 22 de Outubro de 1949, O Dirigente Simão Gonçalves Toco, Fundador do Tocoísmo era preso com alguns anciãos. Em Novembro outros mais prisões, tendo sido libertos os de menor idade.No dia 8 de Dezembro do mesmo ano, ocorreu o julgamento de Simão Toco onde recebeu a ordem de expulsão do ex. Congo Belga com seus adeptos. O primeiro grupo a ser expulso era composto de 82 tocoístas, homens e mulheres.

A expulsão de Simão Toco e de seus adeptos provocou ajuntamentos de adeptos, na Avenida Mayenge, onde o Dirigente foi preso, na tarde da expulsão, os adeptos manifestavam cantavam vários hinos, eles protestavam, uma manifestação pacifica.

A medida tomada pelas autoridades belgas em expulsar o Dirigente dos tocoístas , provocou aos adeptos do novo proselitismo uma certa reacção , que os obrigava a entregarem- se as autoridades do Comissariado Policial, onde se manifestavam pacificamente, para serem também presos e expulsos com o seu Profeta, “ Tata Nlongi”, como era conhecido entre os novos prosélitos.

Nos bairros de Kinshasa os adeptos cantavam cânticos, dia e noite, entravam em êxtases histéricos ou transes místicos, era o Espirito Santo. Nzambe (Deus) Mapapu (asas), antiga denominacao de uma das seitas religiosas em Kinshasa na epoca de surgimento de Kimbanguismo.

O surgimento do movimento em Julho, havia levado antigos kimbanguistas a fazerem circular boatos, a propósito de uma vinda eventual ou de uma reincarnacao de Simão Kimbangu ou Simão Mpadi. as autoridades policiais e outras pensavam que fosse o ressurgimento do “ Nzambe Mapapu” , e começaram a denominar - nos de “ Nzambe a Mapapu”.

Quando levados nas viaturas da policia iam cantando a caminho para a prisão de Ndolo outros para a prisao de Kalina, No dia da sua expulsão das oitenta (82) pessoas, milhares de adeptos e curiosos, abandonavam seu comercio , suas bagagens, os seus haveres e entregavam-se para serem presos e de igual modo serem também expulsos.
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Morte do Comissário da Policia Administrador Pirote

Aguardavam na estação de caminhos de ferro de Matadi do comboio que os transportaria

Aguardavam pelo comboio que os transportaria de Kinshasa até Matadi, o Comissário da policia belga Pirote que o havia julgado despedia-se de Toko dizendo:’’ suas festas e danças nas ruas desta cidade acabaram, boa viagem ‘’,

E em resposta o Profeta Simão Toco, dizia-lhe:’’ realmente eu vou para minha terra, mas quando eu cá regressar, nem a ti com que estou falando, nem aos outros belgas jamais nos veremos mais nesta terra’’, prosseguindo usou a parábola ‘’ ekosi vilu emambu mpe vilu’’ , traduzido :’’ Assim que estamos abandonando tudo entrará em mudanças neste país’’. Essa atitude de Toco deixava mais furioso o Comissário que retorquia contra Toco dizendo:’’ eu aposto contigo nada acontecerá neste país depois da sua saída’’,’’ boa viagem para o teu país’’,’’ eu ficarei, nada me acontecerá’’,’’ o despacho da sua expulsão já está assinado, boa viagem’’.


Instantes depois o Comissário da policia Pirote resolvia ir à sua casa tomar um café. Com a chávena na mão, Pirote caía para o chão e morte, e, minutos depois a notícia chega aos ouvidos de Simão Toco que aguardava na estação por comboio. A causa da morte foi identificada como crise cardiaca. Foi quando o Profeta falava: "Todos serão vencidos como o Administrador M. Pirote” .

Cortejo Funebre

Enquanto que os funcionários do Distrito assistiam o cortejo fúnebre do M. Pirote, Administrador do Território e Chefe da Cidade Indígena, centenas de adeptos tocoistas conduzidos ao Comissariado da Policia onde se manifestavam- se agressivos .

A sua descida do comboio, deverao serem conduzidos a fronteira belgo- portuguesa

Partindo de comboio do ex. Congo Belga, aos 9 de Janeiro de 1950, ,passavam por Morbek até Matadi, e desta localidade até Noqui fronteira com Angola. Desta localidade no dia 17 de Janeiro, passavam por Mbanza Congo até Maquela do Zombo, onde eram esperados pelo então Governador geral de Angola o capitão Agapito da Silva Carvalho.

Os que seguiram para o Colonato do Vale do Loge.


Os que foram transferidos para o Colonato do Vale, na Damba o grupo ficava novamente subdividido, adiantavam os que chegaram no dia 4 de Fevereiro de 1950 e o Dirigente Simão Toco chegou com algumas pessoas no dia 5 de Fevereiro de 1950, e permaneceu lá oito meses, depois que deixou a localidade para o Colonato de Caconda que conheceu em Abril do mesmo ano, em companhia dos sobas.

CHEGADA DO PRIMEIRO GRUPO DE TOCOÍSTAS EXPUPULSOS DO EX. CONGO BELGA, PARA LUANDA, 12 DE FEVEREIRO DE 1950

Os que seguiram para o Colonato do Vale do Loge.


Os que foram transferidos para o Colonato do Vale, na Damba o grupo ficava novamente subdividido, adiantavam os que chegaram no dia 4 de Fevereiro de 1950 e o Dirigente Simão Toco chegou com algumas pessoas no dia 5 de Fevereiro de 1950, e permaneceu lá oito meses, depois que deixou a localidade para o Colonato de Caconda que conheceu em Abril do mesmo ano, em companhia dos sobas.

CHEGADA DO PRIMEIRO GRUPO DE TOCOÍSTAS EXPUPULSOS DO EX. CONGO BELGA, PARA LUANDA, 12 DE FEVEREIRO DE 1950

Contudo, decidia pela divisão do primeiro grupo, uns eram deportados para Luanda e outros para o Colonato do Vale do Loge, onde chegava no dia 4 de Fevereiro e o Dirigente com alguns anciãos que haviam passado primeiro para Tomboco chegavam no dia 5 de Fevereiro de 1950.

Primeiro grupo a chegara no Vale do Loge, lista nominal (1950-1957)

O 2º grupo que seguiu para Luanda,chegavam no dia ---- numa composição de -----irmãos. Aí permaneceram até Fevereiro de 1957 que em eram colocados nos actuais Blocos dos Congolenses.

Em finais de 1950 pelas mesmas razões eram deportados para o Sul de Angola os principais anciãos da Igreja de Benguela. (Trabalhavam nas salinas, pescarias etc.)

Listagem dos anciãos que partiram para Benguela.

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Fonte: Jornal “ L’AVENIR COLONIAL BE LGE de 11 de Janeiro de 1950; Makengele Simão (Benguela); Mpanda Afonso (Luanda).

Simão Toco (1977, 15 de Agosto) "João vai fazer a informação da Igreja".

A BEM DA IGREJA